Calçados

 

Os calçados são usados para proteger os pés e evitar lesões, mas, para serem completamente  eficazes eles deve se adequar bem aos pés, caso isto não ocorra, podem levas a lesões e deformidades nos pés.

Ao escolher um calçado, muitas vezes é levado primeiramente em consideração o estilo, mas o mais importante, do ponto de vista prático, é que o calçado seja durável, proteja o pé e que seja confortável. Ao escolher um calçado deve-se sempre lembrar: o calçado deve adaptar-se à forma do pé, e não o pé adaptar-se à forma do calçado. Se usarmos um calçado que não se adapta muito bem aos pés, o resultado será de dores nos pés, bolhas, calosidades e deformidades que, muitas vezes, podem ser permantentes.

 

Quais são as partes de uma calçado?
 

Os calçados são compostos de várias peças e devemos entender como é construído para que assim possamos escolher um calçado da maneira mais inteligente entre milhares de possibilidades.

A câmera anterior do sapato é a porção destinada aos dedos dos pés, podendo ser arrendondada ou afinada, de acordo com o formato e espaço que exista para os dedos.

Cabedal é toda a parte superior do sapato. Divide-se em gáspea (parte da frente) e traseiro (parte lateral e de trás do calçado)

Contraforte é um reforço colocado na região do calcanhar, entre o cabedal traseiro e o forro.

O salto é fixado à sola na região do calcanhar e destinado a dar equilíbrio ao calçado e é o responsável por dar altura ao sapato. Quanto mais alto o salto, maior é a pressão na porção anterior do pé

O solado normalmente é composto de 2 peças, a interna e a externa. A interna é a que está dentro do calçado en quato que a externa é a que fica em contato com o solo. Quanto mais macio o solado maior a capacidade de amortecimento

Os materiais do calçado também podem afetar a forma que o mesmo se acomoda aos pés. Materiais suaves e macios diminuem a pressão do calçado sobre os pés enquanto que materiais mais duros podem causar lesoes.

 

Recomendações para sapatos
 

- O pé pode variar de tamanho, portanto, peça ao vendedor de sapatos se possível,  que meça o comprimento e a largura do pé.

- O pé se alarga quando com corga, portanto, ao medir o tamanho dos pés, faça isso de pé.

- Os pés incham durante o dia e assim aumentam de tamanho, portanto, meça os pés de preferência no final do dia.

- O sapato deve ficar bem não apenas na porção da frente ( camara anteriro), mas também na sua porção posterior. Certifique-se de que o calcanhar não fique solto na porção posterior do sapato.  

- Ande com sapatos novos e certifique-se que eles são confortáveis ​​e se acomodam bem.

- Não escolha o sapato apenas pelo número. O mesmo número pode variar conforme a marca ou o estilo do sapato. Desse modo, experimente o sapato, ande com ele e observe se existe algum incômodo.

- Se um pé é maior que o outro, provar o sapato no pé menor.

 

Calçados de criança
 

As crianças não precisam de sapatos até que eles começam a andar, entre 12 e 15 meses, até então só precisam de meias para proteger os pés. Quando elas começam a ficar em pé e a caminhar, elas devem passara  usar calçados. Lembrem-se que existem lojas especializadas em calçados para crianças e oferecem uma variedade de tamanhos e estilos.

Prefira calçados macios e maleáveis, como calçados esportivos, que são ideais para crianças de todas as idades.

Se a criança remove os calçados com freqüência, talvez ele esteja desconfortável. Certifique-se se os sapatos não estão demasiado apertados, procure ativamente por lesões nos pés, calos ou bolhas.Lembre-se que o primeiro objetivo do calçado é proteger e dar conforto aos pés.

Existem sapatos de cano alto que são amarrados acima do tornozelo, e este são recomendados para as crianças que estão constantemente tiram seus calçados.

 

Calçados masculinos
 

Os sapatos masculinos geralmente apresentam uma camara anterior mais larga e mais alta para acomodar os dedos dos pés e normalmente têm saltos baixos (geralmente de meia polegada de altura). Os solados podem ser material duro como couro ou material macio como borracha, no entanto sapatos de sola mais macia tendem a ser mais confortáveis. Se você tem necessidade de estar em pé por muito tempo, sapatos com solados macios e maleáveis ​​irão proteger os seus pés e serem mais confortáveis.

 

Calçados femininos
 

Calçados com salto alto de até uma polegada e com câmara anterior larga Sào os calçados ideias, permitindo que todo o antepé entre no calçado sem áreas de pressão, não levando a lesões.

Sapatos com saltos altos, solados muito flexíveis e câmara anterior estreita são geralmente desconfortáveis, podendo causar lesões nos dedos, levar a dores nos tornozelos, joelhos e coluna lombar.

A maioria dos calçados de salto alto apresentam a câmara anterior estreita, causando compressão no antepé, distribuindo o peso do corpo de forma desigual ( mais concentrado no antepé), podendo causar metatarsalgia, halux valgo, dedos em garra, entre outros.

 

Calçados esportivos
 

Os calçados esportivos são usados para proteger os pés em certas situações nas quais os pés sofrem um impacto importante. Existem vários modelos, tipos de material, peso, solados, cada um deles sendo indicado para cada tipo de atividade esportiva.

A coisa mais importante é um sapato que seja confortável, se o mesmo é confortável, as chances de levarem a alguma lesão é pequena.

 

 

Dúvidas ou Sugestões

Rua Adma Jafet, 74, conjunto 152 

Bela Vista, São Paulo, CEP: 01308-050

(11) 32313656 / 3231-3730

(11) 97559-8912

consultorio@alejandrozoboli.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Contato WhatsApp