• Dr. Alejandro Zoboli

Cirurgia Percutânea Ou Minimamente Invasiva para Joanetes

Atualizado: 28 de fev.


Há aproximadamente 1 década sendo realizada no Brasil, a cirurgia percutânea, também conhecida como minimamente invasiva (minimally invasive surgery — MIS), vem apresentando resultados excelentes através de vias cada vez menores.


Trata-se de uma técnica na qual são realizadas pequenas incisões puntiformes (menos de 1 cm) pela quais são realizadas as osteotomias (cortes ósseos) visando corrigir determinadas deformidades. As osteotomias são realizadas com pequenas brocas (semelhante a brocas de dentistas) que possuem corte e permitem fazer as mais diversas osteotomias.

Uma vez realizadas as osteotomias, a deformidade é corrigida e pode-se ou não serem fixadas com parafusos ou fios de aço/titânio.


Quais são as indicações mais comuns para a cirurgia Minimamente Invasiva?

As indicações mais comuns são a correção de dedos em garra / martelo, correção de hálux valgo (joanete), metatarsalgia, e bunionete. Além dessas patologias, a técnica pode ser utilizada para realização de osteotomias

no retropé / mediopé e artrodeses.


Como é o Pós Operatório dos procedimentos Minimamente Invasivos?


Por apresentar menores incisões e menor dano de partes moles, a cirurgia percutânea tende a apresentar um pós operatório menos doloroso.

De maneira geral, os pacientes realizam os procedimentos em regime de Hospital Dia (operam e recebem alta no mesmo dia) ou ficam 1 dia internados. Iniciam movimentos nos pés / dedos desde o pós operatório imediato e carga (pisar) com uma sandália imobilizadora também desde o pós operatório imediato.


Quais as vantagens em relação a cirurgia “tradicional” aberta?

Quando bem indicada, a cirurgia minimamente invasiva apresenta algumas vantagens em relação a cirurgia aberta como menores incisões, menor nível de dor pós operatório e mobilidade precoce. Entretanto, é importante conversar com seu médico de confiança para saber qual o melhor tipo de tratamento para o seu problema e tirar todas as dúvidas antes de um possível tratamento cirúrgico seja ele qual for!



30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo