• Dr. Alejandro Zoboli

Cistos Sinoviais


Cisto Sinovial

Os cistos sinoviais são tumoraçòes repletas de liquido sinovial que podem ocorrer em todo o corpo, entretanto, são bem frequentes nos pés. Eles correspondem a uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) que se desenvolvem pelo íntimo contato com a bainha de tendões ou articulações.

Como mencionado acima, trata-se de uma condição benigna, que normalmente não apresenta crescimento exagerado ou rápido, é indolor e não necessariamente precisa de um tratamento cirúrgico; porém, em algumas situações, a depender do local e tamanho, estes cistos podem ser dolorosos.

O tamanho e a localização podem mudar com a atividade, e pode até mesmo desaparecer, recorrendo após algum tempo.


Quais as causas dos cistos sinoviais:


- Idiopáticas (desconhecidas)

- Traumatica

- Traumas de repetição (ex: atividades laborais e/ou esportivas)

- Artrites / tendinites

- Calçados inadequados


Como é feito o diagnóstico dos cistos sinoviais?


O diagnósticos dessas lesões é iminente clinico, levando em considerações características como local, tempo de aparecimento da lesão, tamanho, presença de dor e aderência a tecidos profundos.

Os exames complementares de imagem são solicitados nos casos em que há uma dúvida diagnóstica ou para ter algum diagnóstico diferencial.


Ok. Como tratar os cistos sinoviais?


O tratamento dos cistos sinoviais podem ser cirúrgicos ou conservadores (não cirúrgicos).

Lesões pequenas ou que não causam nenhum tipo de incômodo, não apresentam indicação de tratamento cirúrgico, de modo que a conduta expectante é a mais adequada e, caso esse cisto aumente de tamanho ou comece a doer, pode ser ressecado.

Nos casos em que o cisto é grande ou incomoda devido ao local, pode ser indicado o tratamento cirúrgico para excisão do cisto.


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo