• Dr. Alejandro Zoboli

Navicular Acessório

Atualizado: Set 1


Muitas pessoas têm dor e/ou apresentam um volume na região medial (interna) da parte do pé. Essa situação pode ser devido a presença de um navicular acessório.

O navicular acessório é um ossículo acessório presente junto ao osso navicular e que receber a inserção do tendão tibial posterior.

Na maioria dos pacientes essa alteração não traz sintomas, no entanto, em algumas pessoas a presença desse osso pode levar a dor, volume local e predispor a doenças como o pé plano (pé chato).


Epidemiologia


O navicular acessório está presente em aproximadamente 10% da população, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino, sendo bilateral em até 70% dos casos.


Apresentação clínica


Na maioria das vezes, é assintomática e é encontrada incidentalmente em radiografias, embora possa causar dor e volume local. A dor normalmente é agravada por atividades físicas ou por traumas locais.


Classificação


Existem 3 tipos de navicular acessório:

- Tipo 1: pequeno ossículo, normalmente “dentro” do tendão Normalmente são assintomáticos.

- Tipo 2: osso de maior tamanho, ligado ao navicular por uma cartilagem. São os mais comuns e mais frequentemente sintomáticos.

- Tipo 3: osso fundido ao navicular, formando um volume medial que muitas vezes, por atrito, leva a dor.


Em quais exames vemos essa alteração?


O navicular acessório normalmente é visualizado em radiografias simples. Quando temos alguma dúvida quanto a origem da dor e se o local apresenta-se com alguma inflamação, podemos lançar mão da ressonância magnética.


Tratamento


Normalmente, em casos de dor aguda, o tratamento deve ser com um período de 2 a 3 semanas de imobilização, associados ao uso de gelo local e analgésicos e anti-inflamatórios. Para casos refratários, o tratamento cirúrgico pode ser considerado.




14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo