Dr. Alejandro Zoboli

2 min para ler

Porque os Tornozelos Incham?

Tornozelos Inchados

Muitas pessoas queixam-se de inchaço (edema) nos tornozelos, sendo esta uma reclamação muito frequente nos consultórios médicos. As principais queixas são de dores, sensação de cansaço, aperto nos calçados e eventualmente formigamentos nos pés e tornozelos que ocorrem, principalmente, ao final do dia.

Mas afinal, porque os tornozelos incham?

Os pés e tornozelos são a porção mais distal do nosso corpo, ou seja, todo o liquido produzido no corpo tem uma tendência, pela gravidade, a se acumular nos pés e tornozelos. Dito isso, podemos didaticamente concluir que os tornozelos incham porque há excesso de líquidos corporais ou porque há algum déficit em mobilizar esse líquido dos tornozelos para outras partes do corpo.

Ok, mas quais são as causas que levam a inchaços dos tornozelos?

– Entorses ou outras lesões:

Entorses ou outros traumatismos locais normalmente levam a aumento dos processos inflamatórios e consequentemente aumento de edema, além disso, muitos destes traumas vem acompanhados de sangramentos articulares ou musculares que podem contribuir com o inchaço. É por isso que frequentemente, após entorses do tornozelo, o mesmo tende a ficar bastante inchado e arroxeado.

– Ficar muito tempo em pé:

Ficar muito tempo na mesma posição em pé é um fator predisponente a apresentar edemas nos membros inferiores pois, como explicado anteriormente, pela ação da gravidade o líquido tende a descer e se acumular nos pés e tornozelo.

– Insuficiência Vascular:

Todos conhecem ou já viram alguém que apresentam varizes nas pernas. Pois bem, as varizes são pequenos (as vezes não tão pequenos) vasos sanguíneos que apresentam-se doentes, insuficientes. Isso quer dizer que essas veias apresentam uma capacidade menor de drenar os membros inferiores e desenvolvem um aspecto tortuoso e aumentado que vem muitas vezes acompanhados de dores e inchaço nas pernas e tornozelos.

– Problemas Cardíacos:

Nessa situação, o problema é semelhante ao da insuficiência vascular. Ou seja, temos uma dificuldade do coração (bomba) em bombear o sangue de volta ao coração, fazendo com que haja um edema nos membros inferiores. Normalmente essa situação vem acompanhada de cansaço ao esforços, falta de ar e eventualmente dor no peito.

– Trombose Venosa:

A trombose venosa é uma oclusão de um vaso sanguíneo (veia) por um coágulo sanguíneo. Com esse obstáculo, o sangue apresenta dificuldade para ser drenado das pernas e o resultado disso é um quadro de inchaço nas pernas, acompanhado de dor.

O que devo fazer com meus tornozelos inchados?

A primeira coisa a se fazer é ter o diagnóstico preciso do problema. Desse modo, procurar seu médico de confiança ou uma unidade de pronto atendimento é a coisa correta a se fazer. A partir de um diagnóstico preciso do problema, o tratamento mais adequado pode ser instituído. Normalmente, através de uma boa anamnese e exame clinico já é possível descartar diversas causas para o edema nas pernas. Eventualmente são necessários alguns exames complementares de imagem como ultrassonografia para pesquisar mais a fundo a queixa.

O tratamento pode variar a depender do diagnóstico; isto é, pode ir desde orientações básicas como exercícios, uso de meias e medicações até a indicação de procedimentos cirúrgicos invasivos.

Dúvidas ou Sugestões